quinta-feira, 26 de julho de 2012

INTERNET, BENEFÍCIOS E PERIGOS (II)


Vou comentar esse assunto baseado em minhas experiências como profissional da área de informática, como Pastor que faz uso permanente da Internet e como cidadão que também não abre mão da tecnologia. Ser profissional de informática exige uma constante evolução porque a tecnologia evolui a uma velocidade impressionante. É portanto necessário um permanente investimento em treinamento e pesquisa, e para isso a Internet é uma ferramenta essencial. Como Pastor, também utilizo a Internet como extensão de meu ministério, principalmente as redes sociais, tanto para divulgar as atividades da igreja que pastoreio como também para manter contato com os membros de nossa igreja. Também utilizo as redes sociais para expressar pensamentos e mensagens, além de aconselhamento quando solicitado. Freqüentemente sou contatado  por pessoas que necessitam de um conselho ou de uma oração, e na maioria das vezes nem conheço pessoalmente quem me aciona. Como cidadão utilizo a Internet com muita freqüência, na maioria das vezes para realizar pagamentos de contas ou para ler emails. Também utilizo a Internet para acessar sites de notícias ou algum outro que tenha necessidade.
Enfim, analisando essas informações passa a idéia de que tudo é vantagem na grande rede, mas essa massificação no uso trazem alguns perigos, para os quais devemos estar atentos. Principalmente nessas duas últimas áreas que listei acima, redes sociais e pagamentos de contas. As REDES SOCIAIS possibilitam uma interação nunca antes experimentada. A velocidade com que se fazem amigos é espantosa, mas os perigos aumentam na mesma proporção. Os relacionamentos virtuais são extremamente delicados e perigosos. Em um bate-papo (chat) por exemplo, a possibilidade de ser mal interpretado é muito grande, porque a mensagem digitada pode transmitir emoções que muitas vezes o interlocutor pode não querer passar. Estudos indicam que o prazer sentido em uma rede social compara-se ao prazer sexual, para que vocês percebam o quanto é complicado uma relação virtual. Há que se ter muito controle e percepção para não transmitir uma mensagem enganosa e nem ser ludibriado por um texto dúbio. Alguém escreve para você: “eu te amo”. Eu posso entender essa declaração de várias formas, vai depender de como estou me sentindo no momento que leio. Se estiver muito carente a tendência é que eu entenda isso como uma declaração de amor. Perigoso, não? As redes sociais funcionam um pouco também como uma droga ou uma bebida forte. Sem o ‘face a face’, muitos perdem a timidez e falam mais do que falariam pessoalmente. É comum vermos, principalmente em grupos de debates, ameaças, xingamentos, ofensas pessoais  e até situações que culminam com processos na justiça. Se não soubermos identificar cada situação, corremos riscos imprevisíveis.
Eu pessoalmente tomo algumas precauções e espero que sirva de orientação para alguém. 1) Sempre releio o que escrevi antes de publicar, e se o assunto for muito delicado leio várias vezes antes de dar o famoso ‘enter’. Várias vezes desisti de publicar alguma coisa após reler o que escrevi. 2) Sempre informo minha esposa quando começo a trocar mensagens de aconselhamento com alguém, principalmente do sexo oposto. Torno ela participante do ‘bate-papo’. Tenho uma experiência sobre isso muito interessante, que gostaria de compartilhar com você na próxima edição. Você pode fazer contato comigo pelo email pedrodelucena@ig.com.br. Um grande abraço. PASTOR PEDRO LUCENA.

Nenhum comentário: